domingo, 26 de dezembro de 2010

crêpe e roda-gigante

Bem, continuando a tentativa de documentar mais um pouco dos dias em Paris! Está complicado, hehe.

Depois do Orsay meu segundo almoço aqui foi um típico crepe de jambon du pays em uma creperia bem parisiense ali pelos arredores do museu mesmo. O que faz com que não seja tão barato, apesar de minha decisão anterior de andar para não pagar muito caro para comer perto de pontos turísticos. Mas em Paris tudo é turístico! rs O legal desse lugar é que a "carafe d'eau" era de graça. :) Ah, e também ganhei um carnê de chèque restaurant da Giandra no dia que cheguei então pelo menos no almoço eu podia "extravagançar. :)
Mas não curti tanto; o jambon (presunto) du pays é tipo aquele nosso presunto de parma. Logo na noite anterior ao vôo para cá comi uma pizza desse presunto com a tia Meirinha no Verdemar e lembrei que acho ele salgado DEMAIS,  jambon du pays a mesma coisa. Mas o ementhal e a massa co crêpe..... hmmmmmm, marveilleux.

Crêpe de jambon du pays

Depois disso e seguindo o conselho da minha prima decidi andar na "Grande Roue", a roda-gigante da Place de la Concorde. Detalhe: seria a minha primeira volta em roda-gigante na vida. Quando pequena eu sempre tive medo e depois fiquei velha demais para isso. Mas voilá, tudo tem uma primeira vez né? E digamos que minha primeira volta em roda-gigante foi em grande estilo. Foi bem legal mas nada muito emocionante, não sei se os 9 euros valem a pena. Ah, e tem uma musiquinha muito chata e que gruda na cabeça que fica tocando lá dentro, rs. Isso eu dispensava também! 

Obelisco de Luxor da Place de la Concorde e a Champs Elysées do alto da Grande Roue

Primeira volta de roda-gigante!

Obs: Este monumento na praça, o Obelisco de Luxor, foi trazido do Egito e colocado próximo ao local onde Louis XVI e Marie Antoinette foram guilhotinados. Bienvenue à Paris. 

There's something missing, there's something missing I know... there's still one place I've gotta goooo!

Depois disso fui ver de perto aquela tão adorada e tão odiada pelos parisienses. Aquela que, só após visitá-la, você sente que está em Paris. Claro que eu já havia avistado a Tour Eiffel porém esta foi a primeira visita até os pezinhos dela (primeira e única até agora). A imensidão da coisa é tamanha que é mais fácil ter uma vista legal dela estando bem longe. Mas é claro, a emoção não é a mesma. Bonjour Paris!




A Tour Eiffel é uma obra de Gustave-Alexandre Eiffel e foi criada para a Exposição Universal de 1889 (como várias coisas em Paris). A ideia era desmontá-la assim que acabasse a exposição. Ela pesa 7 mil toneladas mas exerce no solo a mesma pressão do que a de uma pessoa de porte médio sentada em uma cadeira. 
Ainda preciso ir lá de dia, de preferência no final da tarde, para ver de perto as luzes se acendendo, apesar de este momento eu já ter visto de longe, do Tuileries.

Depois disso foi enfrentar os vendedores de chaveiros e miniaturas de torre para chegar até a estação Bir-Hakein e começar a o passeio de metrô-RER de volta para casa para um típico jantar de família francesa. Com direito a iogurte de sobremesa!

E para que não entendeu meu comentário em inglês (para quem entendeu também). :))


Au revoir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário