quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

continuando...

Alô!

Bom, continuando o post anterior... muitas coisas aconteceram!! Espero conseguir resumir tudo aqui. :)

Eu não poderia deixar de comentar sobre o desconforto de Guarulhos! Praticamente não havia lugares para sentar mais (parecia que havia alguma reforma em curso) e as tomadas todas ficavam perto de lugar nenhum! Como haviam retirado os banquinhos da área de alcance do wifi que eu comprei fui obrigada a sentar em uma choperia e pedir algo só para poder ficar usando a mesinha. E quando minha bateria começou a entrar no vermelho e ainda faltava mais de 1 hora para minha wifi acabar eu tive que ficar usando o note sentada no carrinho de malas, praticamente no chão! rs Porque as únicas tomadas que encontrei foram no meio do nada! Além disso, os banheiros são péssimos para aeroporto... se você quer escovar os dentes por exemplo, é terrível pois não existe lugar para colocar a bolsa/mochila que não seja a pia encharcada! Seria uma ótima ideia colocar alguns ganchos ou bancadas para colocar as coisas. Até no ICEX tem isso, ora bolas!

Vôo


Como eu comentei no post anterior meu vôo atrasou MUITO. Porém não vamos culpar a companhia já de uma vez. Explico. Houve uma tempestade de neve em Amsterdam que impediu todos os vôos de saírem/pousarem, com isso houve um efeito dominó que afetou meu vôo (que era pela KLM - companhia holandesa - logo havia escala em Amsterdam). O embarque demorou um pouco também. Porém só tenho ótimos comentários sobre a KLM. É uma ótima opção sem surpresas e com preço justo. Achei a aeronave bastante confortável, assim, economy class é economy class em qualquer companhia né. :P Mas não tenho nada do que reclamar.. havia espaço suficiente para uma pessoa do meu tamanho (sei que não é difícil, mas.. voilá), monitores individuais (achei ótimo isso, assisti  a um episódio de The Big Bang Theory e um de The Office... havia alguns filmes ainda como opção, The Sopranos e Friends, entre muitos outros). As refeições também eram boas e fartas, não consegui comer tudo em nenhuma delas. Ah, e durante a madrugada eles servem sorvete! :) Além de tudo isso minhas bagagens chegaram aqui no CDG intactas. Mas o principal comentário sobre o vôo foi a sorte que dei de ter um casal muito simpático sentado ao meu lado. Eles são de São Paulo e estavam indo passar férias na Alemanha. Isso é muito importante quando se vai passar 11 horas ao lado da pessoa. Mas conversamos um pouco, dormi de Recife à Cabo Verde e depois de Lisboa até a divisa da Espanha com a França... depois não dormi mais. Taí um poquinho do que vi de Amsterdam... a primeira sensação da mudança de continente: ver neve depois de sair do calor escaldante de SP!

Tudo que vi de Amsterdam!

Países baixos

Eu e Viviane -- minha companheira de vôo no Schiphol :)


Foi tudo muito rápido no aeroporto Schiphol Amsterdam! O aeroporto é realmente enorme como eu havia lido porém com muitas esteiras e boa sinalização, acabou dando tempo e sobrando.

Imigração

MUITO tramquila. O jovem agente de imigração holandês me perguntou: 1. qual era meu destino final. 2. se eu iria visitar alguém. 3. quanto tempo eu iria ficar. 4. se nesse tempo eu poderia dormir aqui. 5. quanto eu poderia gastar e carimbou meu passaporte com um sorriso e um "That should be enough!"(mas não pediu para ver carta-convite, dinheiro, passagem para o Brasil... RIEN!). Achei todos muito simpáticos no Schiphol! Resumindo: viajem de KLM quando puderem!

Paris

Qu'est-ce que je peux dire! Esta cidade merece todos os elogios que já recebeu por toda sua existência e que ainda receberá. Minhas férias estão sendo lindas! Minha família aqui é incrível! Somente minha prima, Giandra, fala português aqui em casa. Com o Benoît (marido da Giandra), que é uma pessoa extraordinária, Pauline e Antoine (crianças) e Charles e Augustin (filhos do Benoît) eu falo apenas francês! Na primeira noite aqui o Benoît me perguntou com eu falava tão bem francês, haha. E a Pauline também: "Yolanda, je te felicite! Parce que tu parle et comprends très très bien le français!". Minto, o Antoine já fez aulas de português então ele entende praticamente tudo e fala muito bem o português também! As pessoas são muito gentis e estão me fazendo sentir muito bem, como se eu estivesse na minha própria casa. Eu nunca conheci crianças tão educadas e gentis como a Pauline e o Antoine! Je les aime beaucoup!


Meu boneco de neve Elvis no meu quarto francês

No primeiro dia visitei o Jardin des Tuileries, como coloquei as fotos aqui. O dia estava bastante agradável para um dia de inverno europeu e eu durei bastante para quem estava apenas fazendo passeios externos. Como eu estava meio jet lagged e muito muito cansada eu não acordei tão cedo então não animei entrar tarde no Louvre. Só visitei o pátio, cujas fotos acho que coloquei aqui também. Usei o metrô parisiense e no primeiro dia foi um pouco confuso! haha A Giandra havia me dado dois bilhetes para ir e voltar do centro de Paris. Eu coloquei o bilhete na catraca e ela me devolveu... hmmm... havia depois da roleta uma porta e eu entendi que havia algo errado com o bilhete paa ele ter sido devolvido e a porta ter continuado fechada e passei o outro bilhete! Mesma coisa... por fim eu fui comprar outro bilhete e decsobri que: 1. aqui em Paris você precisa guardar o bilhete com você toda a viagem pois você vai precisar do bilhete para sair do metrô (!!!!!!) 2. nós é quem devemos abrir a porta que fica depois da catraca, ela não vai se abrir automaticamente. :) (Isso varia de estação para estação mas é bom saber. No mais, foi meio complicado fazer minha conexão na gigantesca estação Châtelet (a mais central de Paris) mas deu tudo certo. Desci na estação e saí na famosíssima Rue de Rivoli! Que emoção!


Rue de Rivoli

Jardin des Tuileries 

Este passeio vale *muito* a pena... mesmo no inverno! Dá aquela sensação de estar vivendo na Paris dos 1800s. O jardim possui em um extremidade a praça da pirâmide do Louvre e na outra a Place de La Concorde com a grande roue (roda-gigante) e o Obelisco de Luxor. Ao longo do jarim estão lindas esculturas lá colocadas entre os anos de 1830s e 1870s... deu para sentir o drama histórico né. Perfeito.  Atravessando o jardim começando pelo Louvre tem um arco muito bonito e alguns vendedores de miniaturas da torre que achei razoavelmente baratas (mas não comprei, hehe). Ah, uma indiana me parou para pedir dinheiro! (Um cara me pediu 1 euro no CDG também e várias outras pessoas na rua, no metrô.. quem disse que só existem pedintes no Brasil?) A "caminhada" central no jardim se dá pela Grande Allée, cheia de estátuas... a vista é linda! Ao fim deste corredor está o lago octogonal... ele existe desde quando havia um parque em frente ao "Palais des Tuileries" que foi destruído por um incêndia durante a comuna de Paris (1871).

Jardin des Tuileries - primeiro lago


Tuileries - Louvre no fundo


Tuileries e o friiio


Tuileries - Place de la Concorde no fundo


Tuileries


Homenagem à Joan D'Arc

La grande roue, Obelisco de Luxor e a Champs Elysées no fundo


Place de La Concorde

Nesse dia eu almocei um tradicional boeuf bourguignon em um restaurante da Rivoli, 9eu. Um pouco caro mas além de comida eu precisava de um pouco de abrigo do frio! Não gosto tanto de carne mas como estou aqui na França... il faut de la manger! Voilá...


Boeuf Bourguignon

Agora vou dormir. Amanhã conto mais... digamos que o dia de hoje foi um pouco mais "interessante". Conto mais amanhã! 
À bientot!









3 comentários:

  1. ownn tô adorando. :)
    as fotos tão lindas.

    ResponderExcluir
  2. Yo aproveita bastante!

    Estou acompanhando suas aventuras e comento sempre que der!

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. ai que lindo tudo ai!!!!!
    queria ver ao vivo tb :)

    aproveita bastante!

    Vikram manda beijos rs

    ResponderExcluir